quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O 3-5-2 Brasileiro

http://trivela.uol.com.br
Seleção da Dinamarca - Copa do Mundo 1986

   As Copas do Mundo sempre lançam novidades táticas e os treinadores procuram aplicá-las em seus clubes e em seleções nacionais.
   Um esquema de enorme sucesso foi o 3-5-2 da Dinamarca, na Copa de 1986. O seu técnico Sepp Piontek dizia que a maioria dos times jogava com dois atacantes, então com três zagueiros poderia anulá-los. O seu zagueiro central, Morten Olsen, dispunha de características de armação (Líbero). Este avançava para o meio e municiava o volante e os outros dois meias . Somado a isso, dois jogadores, alas esquerda e direita, apoiavam ao ataque constantemente e tinham como função secundária, a marcação.  Tal disposição dos atletas é verificada no diagrama abaixo: 

http://www.lazeresporte.com.br


   Inicialmente, treinadores brasileiros, na década de 1990, realizaram uma releitura errônea da formação e compararam a mesma função de alas à dos laterais do 4-4-2: a marcação é prioridade em relação ao ataque. E o zagueiro centralizado era de sobra, fixo e não, livre. Escalavam na verdade suas equipes no 5-3-2. Este, certamente, é ultra defensivo. Porém, o 3-5-2 de Piontek venceu a Copa da Coreia e do Japão (2002) com Luiz Felipe Scolari pelo Brasil. Cafu e Roberto Carlos funcionaram como atacantes pelos flancos e Edmílson, o beque médio, teve a liberdade de avançar e dar o primeiro combate nos adversários.   
   Lamentou-se a eliminação dos dinamarqueses para a Espanha nas Quartas de Final da Copa de 86. Dezesseis anos após, os brasileiros provaram a eficácia da verdadeira organização com 3 defensores. 


Colunista: Pedro Silveira
Twitter: @PedroSilveira7


Fontes:

Um comentário:

  1. FUTEBOL EUROPEU, SEMPRE FOI DIFERENTE DO SUL AMERICANO, O BRASIL É QUE MUDOU DE 4-2-4 PARA 4-3-3 E DEPOIS 4-4-2 E AGORA 4-5-1 COM TREINADORES QUE MUITO ESPERTO E SE DIZ ENTENDIDO COLOCA O TIME PRA DEFENDER E DEIXA O CONJUNTO COLETIVO E TECNICO DE LADO VC. DEVE JOGAR EM VARIOS ESQUEMAS QDO TEM JOGADOR QUE DESEQUILIBRA QDO NÃO TEM TEMOS QUE TREINAR COLETIVAMENTE COM ENTROSAMENTO MAS SEMPRE PREOCUPANDO O ADVERSARIO, ENQUANTO QUE A ARTE DE JOGAR PREDOMINA PARA OS BRASILEIROS, NA EUROPA AINDA SE VE MAS A DINAMICA E MECANICA, FUTEBOL DE FORÇA ATÉ O MOMENTO NÃO VEJO MUDANÇAS NA EUROPA QDO DO CARROCEL HOLANDEZ APENAS ERA VELOCIDADE E PASSES ELASTICOS, TANTO É QUE OS BRASILEIROS QUE MUDARAM PRA MELHOR O TOQUE E O DIFERENCIAL QDO CHEGA A QUALQUER CLUBE EUROPEU QUEM MAIS DESTACA SÃO OS SUL AMERICANOS EM AMIOR QUANTIDADE, DE VEZ EM QDO BRILHA UM EUROPEU. TECNICOI DOS TECNICOS.

    ResponderExcluir