Renan - titular em 2014 conforme seu bom desempenho ano passado.
Clayton Sales - mais liberdade para avançar e apoiar o ataque. Terá a cobertura de Amaral, Thiago Mendes ou David.
Valmir Lucas e Pedrão - formam uma dupla jovem e segura. O primeiro zagueiro tem condições de atuar nos dois lados da defesa.
Juliano - não sendo lateral por natureza e não dispor da velocidade exigida para a posição, deve deslocar-se no máximo até a linha do círculo central. Ele, mais Amaral e os dois zagueiros podem formar uma linha defensiva com 4, ou três defensores e Amaral à frente (cadeado).
Amaral - volante à frente dos zagueiros. Uma espécie de terceiro zagueiro. Pouco deixa a posição e pode cobrir as lacunas dos dois laterais.
David - segundo volante pela esquerda. Com o posicionamento mais recuado de Juliano, David mesmo com a necessidade de marcar, terá maior liberdade para criar jogadas com Ramon, semelhante a sua função do ano passado.
Thiago Mendes - outro volante, mas pela direita. Destacou-se na Série B (2011 e 2012) jogando pela direita. Ele é volante e rende melhor nessa função. Claudinei Oliveira erra ao escalá-lo mais próximo aos atacantes, porque meia-atacante precisa ter bons chute e passe. E esses dois fundamentos são carentes para Thiago. Este possui boa condução e proteção de bola, além de razoável desarme.
Ramon - ele é meia. É o mais qualificado para estar junto a Araújo e a Richely. O meia faz bem o 1-2 com os atacantes, chuta bem. Diante do goleiro adversário, tem frieza para finalizar. Sendo alto, é eficiente no cabeceio. Sabe se posicionar em lances aéreos, funciona bem como falso centroavante e compõe com facilidade a região central do campo. Nessa posição que indicamos, há vários exemplos para corroborar nossa opinião acerca do bom aproveitamento de Ramon na função referida: gols dele contra o Altético-GO - final do Goianão 2012 (de voleio dentro da área); contra o Ceará em Fortaleza - Série B 2012; contra o Avaí em Goiânia - Série B 2012, contra o Paulista de Jundiaí em Goiânia e em São Paulo - Copa do Brasil 2012, contra o América-MG no Serra Dourada - Copa do Brasil 2012.
Araújo e Richely - devem oscilar o lado. Ora esquerda, ora pela direita. Dificulta a defesa oponente.
Colunista: Pedro Silveira
Twitter: @PedroSilveira7
Facebook: https://www.facebook.com/comentarios.declasse?ref=tn_tnmn
Discordo Pedro Silveira, na minha opinião o Goiás joga em um 4-2-4 sem um jogador de aréa. Repare na proxima partida, a linha de 4 homens Araujo - Ramon- Thiago - Richely
ResponderExcluirDe antemão, sou muito grato pela sua visita e pela sua opinião. Fique sempre à vontade para criticar, discordar. Contudo, a postagem acima não é a tática adotada por Claudinei Oliveira e sim, uma modesta sugestão para melhor produtividade dos jogadores esmeraldinos. Grande abraço!
ExcluirAlém da dupla de volantes Amaral e David um ao lado do outro.
ResponderExcluir