Ver Messi e seu estrelado Barcelona, Real Madrid e sua gloriosa alva camisa desfilarem pelos gramados brasileiros é uma excelente estratégia de mercado para atrair os consumidores do futebol europeu. Todavia, há outro viés necessário e preocupante para explorarmos: a possibilidade de termos, em nosso país, apenas dois clubes milionários e o restante falido.
Na Espanha, os dois principais times alternam-se na conquista de títulos. Arrecadam monumentais somas de dinheiro da televisão. Em contrapartida, grande parte das demais equipes enfrentam atrasos de salários e de premiações. Um contraste evidente numa mesma liga. Segundo Tironi "Na Espanha os clubes negociam as cotas de TV separadamente. Isso ajudou Real e Barcelona a ganharem mais e polarizarem o campeonato, tornando os outros clubes meros coadjuvantes. Só para lembrar: no Brasil, as cotas de TV também são negociadas separadamente desde a implosão do Clube dos 13."¹
Na contramão dos espanhóis, "O Manchester United, campeão da temporada, foi o clube que mais arrecadou com broadcasting, cerca de £ 60.8 milhões. Para se ter uma ideia da igualdade entre as equipes, a partir da venda coletiva dos direitos da liga, o Queens Park Rangers, último colocado, recebeu £ 39.7 milhões.Vale ressaltar que na Inglaterra o repasse dos valores acontece da seguinte maneira: 50% da arrecadação total é dividida igualmente entre os clubes, 25% de acordo com a quantidade de jogos transmitidos ao vivo (facility fees) e os outros 25% de acordo com a colocação na tabela (merit payments)."²
A diferença de arrecadação pela transmissão televisiva entre o campeão e o rebaixado na liga inglesa está em torno de 21 milhões. No Brasil, em 2012, o contraste foi de 55 milhões, veja:
Medidas inciais para o futebol brasileiro:
- Estabelecimento de tetos salarial e de premiações;
- criação da liga brasileira de clubes;
- proibição do monopólio sobre imagens dos campeonatos.
As pequenas e médias agremiações espanholas fizeram GREVE devido à desigualdade na distribuição dos valores de televisão. As brasileiras de mesmo porte deveriam unir-se e paralisar suas participações nas competições nacionais na tentativda de mudar essa realidade desigual. Utopia? Pelo contrário, é deixar a acomodação!
Colunista: Pedro Silveira
Twitter: @PedroSilveira7
Fontes:
1. http://blogs.lancenet.com.br/tironi/2012/11/14/mais-dinheiro-para-os-mais-bem-colocados/
2. http://www.mktesportivo.com
3. http://divididafc.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-05-22T12:32:00-04:00&max-results=9
http://br.esporteinterativo.yahoo.com/blogs/de-olho-na-copa/grana-da-tv-globo-tende-piorar-o-futebol-200121634.html
Infelizmente é isso que a Sra Rede Globo, e a Band vêm fazendo com nosso futebol nos últimos anos e a CBF aceita de cabeça baixa, claro, pois de alguma fora está ganhando também muuuito $$$$ por fora!!!
ResponderExcluirLAmentável, mas é a verdade!