Bahia Campeão Brasileiro 1988 |
Dizia-se que em 1987 o título de Campeão Brasileiro do Sport-PE foi facilitado, porque não houve o confronto com o Flamengo-RJ. Menosprezo dos grandes centros ao futebol nordestino. Ano seguinte, mais um da região levantou a taça da maior competição de clubes brasileiros: Esporte Clube Bahia.
Os baianos realizaram uma campanha de 29 jogos, 13 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Marcaram 33 e sofreram 23 gols. Destaque para a partida das semifinais contra o Fluminense: a Fonte Nova ficou pequena para 110 mil espectadores. Os heróis dessa conquista foram: os goleiros Ronaldo, Sidmar e Rogério; os laterais Tarantini, Maílson e Edinho; os zagueiros João Marcelo, Claudir, Pereira e Newmar; os meias Paulo Rodrigues, Gil, Bobô, Sales e Zé Carlos; e os atacantes Renato, Osmar, Charles, Marquinhos, Dico e Sandro; além do técnico Evaristo de Macedo. Zé Carlos, com nove gols, foi o artilheiro do Bahia no Campeonato. Bobô foi o vice, com sete. Três jogadores do Bahia fizeram parte da Seleção do Brasileiro elaborada pela revista Placar, e ganharam a Bola de Prata – Pereira, Paulo Rodrigues e Bobô. A média do goleiro Ronaldo (7,38) foi maior que a do Bola de Ouro Taffarel (7,37). O arqueiro tricolor só não levou o prêmio máximo porque disputou 11 partidas – uma a menos do que o mínimo exigido pelo regulamento da revista para concorrer ao troféu.¹
A TV e a CBF não se interessam pelo sucesso de equipes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Cabe às federações menos favorecidas não se contentarem com migalhas, mas sentarem-se à mesma mesa dos abastados.
Assista ao Vídeo do Campeão Brasileiro de 1988: Esporte Clube Bahia
Colunista: Pedro Silveira
Twitter: @PedroSilveira7
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário