segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Foi-Se a Copa do Brasil

Soe Zeya Tun/Reuters

   A Copa do Brasil é uma competição considerada o caminho mais próximo para clubes de médio e pequenos portes atingirem à Taça Libertadores da América.
   Criada em 1989 para sanar os anseios dos participantes excluídos do Brasileirão. Os melhores colocados nos estaduais são selecionados para a disputa da competição. E por isso, vimos Baraúnas - RN de Cícero Ramalho, Brasiliense de Wellington Dias, Santo André de Sandro Gaúcho, XV de Novembro - RS de Dauri, Paulista - SP de Mossoró. Heróis assim surgem a cada edição e escrevem seus nomes na história do nosso futebol . Algo impensado quando tratamos de Campeonato Brasileiro.
   Foi-se o tempo dessa ponte para os preteridos. Em 2013, o certame terá duração de março a novembro. Situação preocupante, pois uma gama deles possuem receitas reduzidas e são dependentes da solidariedade das prefeituras. Não possuem autonomia de receitas: ausência de programas de sócio-torcedor, vendas de jogadores a preço reduzido, carência na arrecadação de bilheteria e parco valor agregado ao espaço para o patrocinador na camisa. Seus orçamentos são planejados para o suprimento de janeiro a maio (período dos regionais).
   A CBF é a entidade dos e para os times. Deveria intervir para diminuir o fosso entre os ricos e os desprovidos. Poderia obrigar a TV a aumentar os recursos financeiros para essa segunda camada. No entanto, essa própria instituição dificultou ainda mais a possibilidade dos menos favorecidos sonharem com uma competição internacional. 
   A duração reduzida dos estaduais foi um alívio para as finanças dessas equipes, porém a extensão do moderno Mata-Mata ruiu todas as possibilidades de vermos novos heróis. Queremos, também, ver o pequeno superando o grande. O favorito perder para o franco atirador. 


O óbvio distancia a popularidade e o charme.



Colunista: Pedro Silveira
Twitter: @PedroSilveira7
Facebook: http://www.facebook.com/comentarios.declasse?ref=tn_tnmn


Fonte:
http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/copa-do-brasil/2011/12/1/mudancas-na-copa-do-brasil-em-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário