segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Nordestão Vem Aí!

http://publicidadecamocim.blogspot.com.br


   Torneio regional de grandes públicos será reativado em 2013. Contando com 16 clubes de 7 estados representados: Pernambuco, Ceará, Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte.
   Competição teve início em 1975. Nos anos de 1997 e 1998, os campeões de cada edição classificaram-se para a disputa da antiga Copa Conmebol. O certame atingiu o seu auge de divulgação, interesses da mídia e de patrocinadores a partir de 2001, quando os vencedores passaram a ser selecionados para a Copa dos Campeões¹. Por falta de calendário, foi cancelada em 2004. As equipes entraram na justiça e conseguiram a reabertura da competição em 2010. Nos dois anos seguintes, não houve disputa. E só em 2013, haverá confrontos sob a tutela da CBF².
   Antigamente, o campeonato era viável e possuía grande valorização, pois o campeão, a longo prazo, poderia disputar a Libertadores da América. Na edição do próximo ano, o clube vitorioso não será selecionado para os certames organizados pela CONMEBOL.³  Diante disso, dúvidas foram suscitadas:

  • Qual o propósito da Copa do Nordeste?
  • Por que a CBF assumiu o comando da regional, sendo que a instituição há poucos meses era contrária à mesma?
  • Por que a Associação dos Clubes do Nordeste não comanda o certame?
  • É viável o renascimento das competições regionais: Sul-Minas, Centro-Oeste, Norte?
  • Por que Maranhão e Piauí estão de fora?
  • A Redução do Brasileirão e o ressurgimento da Copa dos Campeões fará bem ao futebol brasileiro. As decisões enchem mais os estádios do que a monotonia dos pontos corridos.
  • Os clubes nordestinos ficarão sobrecarregados de jogos: estaduais, Copa do Brasil, Brasileirão e a Copa do Nordeste. Haverá calendário?


Colunista: Pedro Silveira
Twitter: @PedroSilveira7
Facebook: http://www.facebook.com/comentarios.declasse


Fontes:
¹http://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_nordeste.html

²http://globoesporte.globo.com/se/noticia/2012/05/equipes-participantes-do-campeonato-do-nordeste-2013-ja-estao-definidas.html

³http://www.cbf.com.br/



Um comentário:

  1. Eu prefiro os pontos corridos, o time pequeno consegue bons públicos quando joga contra os grandes. E os grandes podem manter uma média boa de público caso consiga uma boa campanha. Eu sempre achei mais justo a forma de disputa, sem falar que é o sistema utilizado em quase todos os campeonatos nacionais pelo mundo. Para gerar Emoção, temos a Copa do Brasil, aonde clubes menores podem ser campeões e os grandes tropeçarem. Acho que temos muitas competições de Mata-mata, e o Brasileirão é ótimo sendo disputado por pontos corridos.

    ResponderExcluir